Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Novo Hamburgo pode criar IPTU verde para residências sustentáveis; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Medida, se aprovada, passaria a valer em 2023 e concederia até 25% de desconto para os proprietários /MAÍRA KIEFER/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

O vereador Fernando Lourenço (Avante) protocolou, no início do mês, projeto de lei que institui em Novo Hamburgo o IPTU Verde. A proposta, implementada em outros municípios do país, oferece a redução do tributo imobiliário aos contribuintes que promovam ações de proteção e recuperação do meio ambiente. Os descontos, que somados podem chegar a 25%, são direcionados a cidadãos que adotem medidas de captação de água da chuva ou reuso, energia renovável, construção com materiais sustentáveis ou manutenção de pelo menos seis árvores nativas ou exóticas de grande porte na propriedade.

Conforme a matéria, cada medida de preservação adotada corresponde a um percentual de desconto sobre o pagamento do IPTU. As alíquotas poderão ser somadas, caso o imóvel apresente mais de uma das características descritas. Os interessados em obter o benefício deverão protocolar pedido junto ao órgão competente, comprovando e justificando a aplicação de ao menos uma das iniciativas.

Leia mais no Jornal do Comércio