Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Projeto prevê vacinação anual contra a pneumonia na rede municipal

Detalhes Notícia
Porto Alegre, RS, 02/05/2022. A nova fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) começou nesta segunda-feira, 2, e se estende até 3 de junho em todo Brasil. Na Capital, a imunização ocorrerá em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local. Nesta etapa, a imunização será destinada a gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Na foto a vacinação na Unidade de Saúde São Carlos. Foto: Cristine Rochol/PMPA

 

 

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que prevê a realização de campanha anual de vacinação contra a pneumonia na Capital. O projeto é de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT). “Hoje, o Sistema Único de Saúde já disponibiliza a vacina mas não há campanha de vacinação específica e sequer incentivo público para que ocorra”, lembra o vereador.

O projeto também assegura prioridade na vacinação contra pneumonia na rede pública de saúde aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, às crianças com idade igual ou inferior a cinco anos; às pessoas com asma ou outras doenças respiratórias crônicas, com hipertensão, com doenças cardiológicas, com hepatopatias crônicas, com fibrose cística, com trissomias, com diabetes ou imunodeprimidas; às gestantes; e aos profissionais da área da saúde. não há campanha de vacinação específica e sequer incentivo público para que ocorra. Conforme o projeto, a rede pública de saúde poderá adicionar outros públicos prioritários na vacinação.

A proposta apresentada por Oliboni ainda prevê a promoção de campanhas educativas, com materiais sobre o tema, para a conscientização da população acerca da importância e do benefício da vacina, bem como das formas de prevenção da doença.

CMPA