Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Orquestra Jovem do RS apresenta clássicos da França no dia 10

Detalhes Notícia
Concerto será no teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, com entrada franca. Fotos: Isaias Mattos/ OJRS /Divulgação

 

 

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) convida os espectadores a fazer uma viagem pelos sons da França. O concerto será na próxima terça-feira, a partir das 19h, no teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, com entrada franca.

O repertório conta com obras de Debussy, como Pavanne pour une infante dèfunte, G.B. Viotti, com o Concerto Nº 22, e o clássico bolero, de M. Ravel, entre outras canções representativas do país homenageado. Esta é a segunda edição da viagem aos países. Em abril, a OJRS levou ao público o repertório canções marcantes da Itália. A regência do concerto será dos maestros Telmo Jaconi e Davi Coelho.

“No ano em que Porto Alegre celebra 250 anos teremos uma grande homenagem às etnias e às culturas que compõem esse belo mosaico”, afirma a presidente da Fundação da OJRS, Carla Zitto.

Sobre a Orquestra Jovem do RS

Criada em 2009, a Orquestra Jovem do RS tem foco na formação musical de excelência, voltada prioritariamente ao atendimento de crianças e adolescentes de baixa renda e integrantes da rede escolar, dos 10 aos 24 anos. Mais de mil estudantes do ensino público já passaram pela OJRS. Atualmente, com formação de orquestra sinfônica e conduzida pelo maestro Telmo Jaconi, a Orquestra conta com 150 crianças e jovens, organizados em três níveis: iniciantes, intermediários e os Avançados.

A Orquestra é mantida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e do FUNCRIANÇA. Com patrocínios e doações via Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas são viabilizadas as atividades.

Programa
J. B. Lully – Abertura Le Bourgeois Getilhomme
G.B. Viotti – Concerto Nº 22 (1º movimento)
Solista: Victor Rosin
C. Debussy – Pavanne pour une infante dèfunte
G,Bizet – Prèlude , Aragonaise (Ópera Carmen)
E.Constantine / M.Monnot – Himne a’lamour
C.François – Comme d’habitude (My Way)
J. Offenbach – Ouverture – Orfeu nos Infernos
C. Debussy – Pavanne pour une infante dèfunte
M.Ravel – Bolero
Maestros: Telmo Jaconi e Davi Coelho