Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

Nicola Spolidoro, Ale Ravanello e Mari Keber são a próxima atração do Chapéu Acústico

Detalhes Notícia
Show mistura guitarra, piano e harmônica em releituras e composições autorais

 

 

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), apresenta Nicola Spolidoro, Ale Ravanello e Mari Keber, no projeto Chapéu Acústico,  dia 10 de maio, às 19h, no Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo,1190). A entrada é franca, com contribuição espontânea aos artistas.

O trio − com guitarra, piano e harmônica − é o resultado do encontro de amigos para tocar informalmente. Com uma longa trajetória como colegas, Ale Ravanello e Nicola  Spolidoro tocam juntos desde 1997, trabalhando com diversas formações. Mari ingressou no curso de música popular na UFRGS e lá conheceu o Ale, formando uma amizade que rendeu um belo disco.

Juntos, os três já fizeram vários shows memoráveis, o que rendeu o apelido carinhoso de “Trio ternura”. No repertório, temas autorais e releituras de clássicos.

Chapéu Acústico

Com produção de Marcos Monteiro, o projeto acontece desde 29 de setembro de 2016, na BPE, e já contou com mais de 150 apresentações, com artistas locais e estrangeiros, nos gêneros jazz, música popular, bossa nova e choro, trazendo novidades e músicos consagrados.

O evento tem entrada livre, mediante contribuição espontânea. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3224-5045 ou pelo e-mail bibliotecapublicadors@gmail.com.

O número de vagas é limitado.

Sobre os músicos
Nicola Spolidoro iniciou os estudos de música em 1994. É guitarrista, compositor e professor de música. Atuante na cena gaúcha em diversos trabalhos, teve seu cd de estreia como compositor e guitarrista de música instrumental, chamado “Roda Gigante”, indicado ao Prêmio Açorianos 2013 de Melhor Disco e Melhor Compositor na categoria instrumental, além de ter sido muito bem recebido pela crítica e pelo público. Estudou com nomes como Nelson Faria, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Ademir Cândido, Benjamim Taubkin, Kurt Rosenwinkel, Jonathan Kriesberg, Ricardo Brein, Rafael Vernet, Júlio Herrlein, Maurício Barca e Rodrigo Lucas.
É guitarrista do “Ale Ravanello Blues Combo”, trabalho do gaitista e cantor Ale Ravanello, indicado deste ano na categoria Pop do Prêmio Açorianos de Música a melhor intérprete e instrumentista pelo disco “Alley Cat”. Banda com 12 anos de estrada e 3 CDs lançados, além de um DVD comemorativo de 10 anos de banda, gravado ao vivo no MDBF 2017, ao lado de Clark Carballo e Sergio Selbach formam uma das bandas de blues mais entrosadas e atuantes no cenário do sul do país, que divulga seu 3º disco, após ter um cd gravado ao vivo no lendário “Mr. Jones Pub” em Buenos Aires e outro gravado em estúdio chamado “Haunted”, ambos com indicação ao Prêmio Açorianos. O Ale Ravanello Blues Combo já participou de todas as edições do MDBF, festival de blues em Caxias do Sul que reúne nomes do blues nacional e internacional
e já é considerado o maior festival de blues da América Latina.

Ale Ravanello é gaitista e vocalista com quase vinte anos de carreira. Ale Ravanello acumula um vasto registro de participações em shows e gravações de artistas dos gêneros Blues, Jazz, Rock, Pop e Reggae. Com 3 álbuns lançados com a banda Ale Ravanello Blues Combo, Ravanello já teve indicações ao Prêmio Açorianos de Música Gaúcha como melhor intérprete na categoria Blues e Jazz (pelos álbuns “Live at Mr. Jones” e “Alley Cat”), melhor CD (pelo álbum “Haunted”), e melhor instrumentista (“Alley Cat”). Ale Ravanello endossa as marcas Serrano Amps, Proshows e Hohner Harmonicas.

Saiba mais sobre Ale Ravanello acessando https://marikerberealeravanello.com/
https://www.facebook.com/alebluesravanello e
https://www.instagram.com/alebluesravanello/

Mariane Kerber é pianista e compositora com mais de dez anos de atuação na área musical. É também graduada em Música Popular pela UFRGS, tendo obtido título de láurea acadêmica. Mari atuou pelo Instituto de Cultura da PUCRS como pianista correpetidora do Coral e em apresentações diversas. Em 2018, participou com o Mari Kerber Quarteto na 4a edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, ocorrido no Parque Farroupilha (Redenção)/Porto Alegre. De outubro de 2021 a fevereiro de 2022 foi contratada pela MSC Crociere, companhia italiana de cruzeiros, para tocar a bordo do navio MSC Virtuosa, em rotas de Dubai, Qatar e Abu Dhabi.

SERVIÇO
O Quê: Chapéu Acústico com Nicola Spolidoro, Ale Ravanello e Mari Keber
Quando: Dia 10 de maio, às 19h
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Porto Alegre, RS)
*Entrada livre, mediante contribuição espontânea.
O número de vagas é limitado.
Informações: (51) 3224-5045 / e-mail bibliotecapublicadors@gmail.com.
Realização
Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Estado da Cultura