Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

São Gabriel começa a atender pacientes SUS no Centro de Oncologia

Detalhes Notícia
O serviço poderá beneficiar cerca de 260 mil habitantes da região. Pref. São Gabriel

 

 

O Centro de Oncologia Marina Ramos, da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, passa a ser oficialmente um estabelecimento de saúde credenciado nos serviços de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato que oficializou a habilitação foi realizado nesta quinta-feira (5), na Santa Casa, com as presenças do prefeito do Município, Lucas Menezes, da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e de outras autoridades.

Serão 11 postos de tratamento para atender, além dos pacientes de São Gabriel, os municípios de Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento e Santa Margarida do Sul — beneficiando cerca de 260 mil habitantes da região. Atualmente, os pacientes oncológicos que dependem do sistema público de saúde são obrigados a se deslocarem até o município de Uruguaiana, a 300 km de São Gabriel, o que corresponde a cerca de oito horas na estrada — entre ida e volta — para receber o tratamento. Em alguns casos, dependendo do tipo do tumor, o procedimento é realizado em Santa Maria.

“Esta é, sem dúvida, uma conquista para os gabrielenses e região. Os pacientes oncológicos poderão ter um atendimento de qualidade no município, perto das suas casas. A exaustão do tratamento é algo evidente e teremos a oportunidade de diminuir essa dor nas famílias. Foram anos de batalha junto ao governo Federal, mas agora é hora de celebrarmos”, ressalta o prefeito Menezes.

O Centro de Oncologia foi inaugurado em 2019, com atendimento apenas a pacientes particulares, convênios e credenciados do IPE Saúde. Desde 2016, os gestores municipais vinham articulando junto ao Ministério da Saúde o credenciamento ao SUS. No dia 27 de dezembro de 2021, foi publicado no Diário Oficial da União a portaria GM/MS n.º 3733 que habilitou a unidade, mas apenas agora o serviço começa a ser oferecido no sistema público.

A gestão das vagas será controlada pela Secretaria Estadual de Saúde. “Com este Centro de Oncologia teremos condições de atender demandas regionais qualificando a atenção à saúde dos pacientes”, afirma Arita. Ela destaca ainda investimentos importantes do governo do Estado feitos na instituição hospitalar como a reforma e ampliação do serviço de endoscopia e o encaminhamento da aquisição de aparelho de raio x digital e mamógrafo digital.

A instituição contará com orçamento anual de R$ 4,7 milhões, que passa a ser acrescentado ao limite de Alta Complexidade do Estado do Rio Grande do Sul, sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Atenção Especializada em Saúde.

Para a secretária da Saúde de São Gabriel, Kátia Raposo, o ponto positivo dessa conquista é o bem-estar dos pacientes. “Já é um momento muito difícil o tratamento oncológico em si e oportunizar que essas pessoas se manterem em casa e perto da suas famílias para fazer o tratamento, isso não tem preço. Uma viagem de tamanha quilometragem para esses pacientes é desgastante”, afirmou.

Ela também ressalta que a distância será menor para outros municípios, por estarem mais próximos de São Gabriel, e que a habitação do Centro ao SUS também resultará em economia financeira para as cidades, já que cada Prefeitura é responsável pelo custeio de todo o transporte para tratamentos de saúde fora do município.

Para o provedor da Santa Casa de São Gabriel, Cilon Lopes de Siqueira, a habilitação é “a concretização de um grande desejo Institucional de ter esse serviço regional e resolutivo, e evitar grandes deslocamentos da comunidade e região”.