Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Aumento do diesel dificulta manutenção do preço da passagem de ônibus; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Apesar do reajuste no combustível, Porto Alegre deve manter valor da passagem de ônibus. Aumento de 8,8% no diesel foi anunciado nesta segunda-feira | Foto: Mauro Schaefer

 

 

Válido a partir desta terça-feira, um aumento de 8,8% no valor do diesel nas refinarias fará com que a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passe de R$ 4,06, em média, para R$ 4,42 a cada litro vendido na bomba. Segundo presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, o reajuste é “a gota d’água” no trabalho que as prefeituras vêm fazendo.

“É uma situação muito difícil. A prefeitura de Aracaju, por exemplo, está há três anos sem dar aumento no valor das passagens do transporte público coletivo. Somando-se aos demais aumentos, o valor do combustível já subiu 47% só nesse ano. Com isso, dificilmente vamos conseguir manter o valor das passagens sem reajuste, não tem mais como segurar”, declarou Nogueira.

No entanto, a prefeitura de Porto Alegre afirma que o reajuste não impactará no valor da tarifa de ônibus da Capital, como já havia sido garantido no mês passado. “O novo método de cálculo prevê a remuneração das concessionárias considerando o custo da operação e a quilometragem rodada, diante da receita arrecadada. A diferença é aportada pelo município”, disse a prefeitura, em nota.

Leia mais no Correio do Povo