Recentemente, estudantes divulgaram fotos de salas de aula no campus central sem condições de uso, com cadeiras e mesas empilhadas umas sobre as outras. De acordo com os estudantes, a transferência do campus da UERGS para as dependências da antiga CIENTEC não resolveu os problemas estruturais da universidade.
“Estamos felizes com o repasse da CIENTEC, mas é preciso adequar o espaço. Solicitamos apoio da Comissão de forma a pensar que a UERGS é do nosso estado e devia ser tratada como a menina dos olhos, mas isso não é o que está acontecendo. Nosso capital humano está enfraquecido e é urgente um concurso para que se amplie o quadro de docentes, para que se amplie as pesquisas e projetos de extensão”, disse Camila Padilha, representante do Centro Acadêmico de Estudantes de Letras no campus Porto Alegre.
Luciana Genro solicitou que a Comissão de Educação realize uma visita ao local para conferir as condições do campus e envie um ofício ao governo cobrando investimentos e condições de retorno presencial às aulas na UERGS. “Estamos diante de um governo que não valorizou a educação e muito menos a UERGS, então a gente precisa desta pressão e organização do Parlamento e dos estudantes para mostrar esse descontentamento e essa falta de atenção que a universidade está recebendo por parte do Executivo, que é quem detém a caneta e as verbas,” destacou a deputada.
A presidência da Comissão de Educação encaminhará ofício ao governo e solicitará uma visita oficial dos deputados ao campus da UERGS em Porto Alegre.