Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Bolsonaro muda de posição e agora apoia projeto bilionário do ‘Centrãoduto’; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ao vetar construção dos gasodutos, presidente disse que aportes deveriam ser feitos pelo setor privado; Planalto cogita editar MP se proposta não avançar via emenda. Cigás, que atua no Amazonas, tem como sócio o ‘rei do gás’, Carlos Suarez Foto: Cigás

 

 

As articulações do Centrão para aprovar no Congresso um projeto que prevê aporte de R$ 100 bilhões na construção de gasodutos contam com o apoio do Palácio do Planalto. Sob o argumento de que a proposta concentrava “a destinação de recursos públicos em infraestrutura, que deveria ter seus investimentos promovidos pelo setor privado”, o presidente Jair Bolsonaro chegou a ser contra o plano, mas mudou de ideia. O novo entendimento ocorreu depois que Bolsonaro se assumiu como integrante do Centrão.

Agora, se a proposta não for adiante por meio de emenda parlamentar, o governo já planeja publicar uma medida provisória que viabilize a construção dos gasodutos, segundo interlocutores do presidente.

Como mostrou o Estadão, os empreendimentos beneficiam o empresário Carlos Suarez e seus sócios em oito distribuidoras de gás. Eles são os únicos a ter autorização para distribuir gás encanado em oito Estados do País.

Leia mais em O Estado de São Paulo