Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Google pagará a mais de 300 veículos de mídia europeus pelo uso de notícias; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Medida segue regulação mais dura da União Europeia. Logomarca do Google na sede da empresa, na Califórnia - Stephen Lam/Reuters

 

 

O Google, da Alphabet, assinou acordos para pagar a mais de 300 veículos de mídia na Alemanha, França e em outros quatro países da UE (União Europeia) por notícias e lançará ainda uma ferramenta para facilitar a assinatura de outros veículos, disse a empresa à Reuters.

A medida deve ser anunciada publicamente nesta quarta-feira (11) e ocorre após a adoção de regras de direitos autorais na UE há três anos. Elas exigem que o Google e outras plataformas paguem músicos, artistas, autores, editores de notícias e jornalistas pelo uso de seu trabalho.

As editoras de veículos de notícias, que estão entre os principais críticos do Google, há muito pedem aos governos que garantam que as plataformas online paguem uma remuneração justa por seu conteúdo. A Austrália tornou esses pagamentos obrigatórios no ano passado, enquanto o Canadá introduziu uma legislação semelhante em abril deste ano.

Leia mais na Folha de São Paulo