Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Mourão defende novos mercados em palestra na Farsul; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Em Porto Alegre, vice-presidente afirma que Brasil precisa de uma política agrícola horizontalizada. Hamilton Mourão ressaltou necessidade de garantir preços mínimos | Foto: Gerson Raugust / Especial / CP

 

 

Em visita a Porto Alegre nesta quinta-feira (12), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, fez uma palestra a produtores rurais na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Mourão, que chegou por volta de 12h30 e falou por cerca de 30 minutos, traçou um cenário do Brasil pós-pandemia, destacando questões que considera fundamentais para que o país concretize a vocação de “celeiro do mundo”. Em sua explanação, defendeu a busca de novos mercados para os produtos agrícolas brasileiros e a melhor utilização dos recursos hídricos.

Após defender avanços nas reformas tributária e administrava, Mourão contou que, na última segunda-feira, ao falar sobre a Amazônia a um grupo de militares norte-americanos, foi questionado sobre o potencial brasileiro de conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) – neste ano, o Brasil assumiu uma vaga não permanente no colegiado, com um mandato de dois anos. “Nós temos um poder que é ao mesmo tempo ‘soft power’ e ‘hard power’, que é o poder de alimentar pessoas”, disse o vice-presidente, sob aplausos dos produtores. “Ninguém pode sentar na mesa com o mundo para discutir segurança alimentar se o Brasil não estiver (presente), e nós ainda não avançamos nas nossas capacidades”, concluiu.

Leia mais no Correio do Povo