Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Comissão dos EUA acusa a Suíça de esconder ativos russos; SwissInfo

Detalhes Notícia
Mark Pieth, especialista anticorrupção suíço, declarou que advogados suíços ajudam oligarcas russos a esconder o rastro de suas fortunas. A declaração foi dada a uma comissão do governo dos Estados Unidos que acusa a Suíça de esconder ativos russos. A Suíça é acusada de não fazer o suficiente para ajudar na caça mundial de ativos russos. Fiji Sun

 

 

A Comissão para Segurança e Cooperação na Europa, também conhecida como Comissão de Helsinque, emitiu críticas contundentes ao papel da Suíça em esconder ativos russos.

“Há muito conhecida como um destino para criminosos de guerra e cleptocratas esconderem seus saques, a Suíça é um dos principais facilitadores do ditador russo Vladimir Putin e seus comparsas. Depois de saquear a Rússia, Putin e seus oligarcas usam as leis de sigilo suíças para esconder e proteger o produto de seus crimes”, afirmou o órgãoLink externo.

A audiência da Comissão na quinta-feira ouviu depoimentos de Pieth, Miranda Patrucic, vice-editora-chefe do Projeto de Denúncias sobre Crime Organizado e Corrupção, e Bill Browder, um financista que acusa promotores suíços de atrapalhar uma investigação russa de lavagem de dinheiroLink externo envolvendo a morte de seu advogado Serguei Magnitsky.

Leia mais em Rádio Suíça Internacional