Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Erdogan afirma que não permitirá Suécia e Finlândia na Otan; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Líder turco acusa as nações do norte da Europa de abrigarem militantes considerados terroristas por Ancara, incluindo curdos. Adesão à aliança militar precisa de aval de todos os seus atuais membros. Erdogan afirmou que Otan se tornaria "um lugar onde representantes de organizações terroristas estão concentrados" Foto: Yves Herman/REUTERS

 

 

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, confirmou nesta segunda-feira (16/05) a oposição da Turquia à adesão da Finlândia e da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e acusou os dois países de não tomarem uma posição clara contra o terrorismo.

Os dois países nórdicos anunciaram oficialmente a intenção de se candidatarem à Otan após a invasão russa da Ucrânia. Qualquer proposta de adesão à aliança militar deve ser aprovada por unanimidade pelos atuais 30 membros da Otan, incluindo a Turquia.

“Não diremos ‘sim’ àqueles que impõem sanções contra a Turquia para aderirem à organização de segurança Otan”, disse Erdogan. Referindo-se às intenções das delegações sueca e finlandesa de se reunirem com as autoridades turcas, afirmou: “Eles dizem que virão à Turquia na segunda-feira. Eles virão para nos persuadir? Desculpe-nos, mas eles não devem se incomodar.”

Leia mais em Deutsche Welle