Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

RS: Museu Julio recebe doação de acervo de Borges de Medeiros e família

Detalhes Notícia
Foto: Doris Couto

 

Nesta quarta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, o Museu Julio de Castilhos (MJC), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), receberá importante doação de objetos para seu acervo. Trata-se de uma coleção composta por 120 peças que pertenceram a Borges de Medeiros e sua bisneta Dejanira Luderitz Saldanha. A doação foi iniciativa da família, que procurou o Museu sabedora que seria o lugar mais apropriado para recebê-la.

Entre as peças que compõem o acervo estão o cortador de charutos, o mata-borrão, matriz de carimbo de cera, abridores de cartas, pratos, travessas e taças personalizadas com as iniciais do político, castiçais, 36 chaves de portas, freio, estribo, dentre outras peças e mobílias da fazenda de Borges de Medeiros.

Foto: Doris Couto

A partir das 15h estarão no Museu Julio, a senhora Dejanira, sua irmã e o filho Pedro Saldanha, ocasião em que entregarão oficialmente o conjunto para a guarda do Museu Julio de Castilhos.

Para a museóloga e diretora do MJC, Doris Couto, o conjunto de peças é muito expressivo, não só por pertencer a Borges e seus familiares, mas especialmente por testemunhar costumes de um período do qual o MJC tem pouco acervo. Logo, servirá também para suprir lacunas acerca do século XIX.

Após a entrega oficial, as peças serão catalogadas, higienizadas e submetidas à Comissão Especial de Gestão de Acervo, a quem compete analisar a incorporação das mesmas às coleções da instituição, convertendo a doação provisória em doação definitiva.