Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
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Teleatendimento médico atendeu 2,8 mil pessoas em três meses em Canoas

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Os cinco consultórios atendem cerca de 778 teleconsultas. Foto: Gustavo Garbino

 

 

O novo serviço de atendimento médico de atenção primária por meio da teleconsulta implantada pela prefeitura já atendeu mais de 2,8 mil pessoas e realizou mais de 4,2 mil atendimentos em apenas três meses. Com o objetivo de reduzir as filas de espera de consultas especializadas e de exames de eletrocardiograma, a Prefeitura de Canoas lançou o projeto Médico Online – Consultórios de Telemedicina.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a implantação do projeto se deu, estrategicamente, em uma Unidade de Saúde de cada região da cidade e na região central. Os usuários encaminhados para especialidades médicas pelas Unidades de Saúde dos seus territórios, possuem seus casos avaliados pela Regulação da Secretaria de Saúde. De acordo com critérios médicos, se for possível que o problema de saúde seja atendido por Telemedicina, são agendados para o consultório online nas unidades Santa Isabel, Cerne, Nova Niterói, Fátima e Caic.

Os cinco consultórios atendem cerca de 778 teleconsultas especializadas por mês, assim como 488 exames de eletrocardiograma, além da emissão de telelaudos e agendamento de consultas de retornos. O custo mensal da operação é de R$ 353.000,00.

Conforme o Diretor de Tecnologia e Inovação em Saúde, Tiago Sperb Machado, em cada uma das unidades de saúde que contam com o serviço, uma técnica de enfermagem recebe os pacientes, orienta, conecta com o médico, tira dúvidas, opera os sistemas, envia os exames que o paciente traz impresso para mostrar resultados ao médico. “Nós começamos atendendo cardiologia, a fila que tinha mais pessoas aguardando, reduzindo a fila de espera e também iniciamos agora com a dermatologia. O projeto está atendendo bastante pessoas e a ideia é ampliar as especialidades”, destacou.