Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Força de Lula e Bolsonaro tem potencial para mudar eleições para governador, por Bruno Boghossian/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Jogo nos estados favorece aposta no petista e no atual presidente como cabos eleitorais. O governador do Rio, Cláudio Castro, ao lado do presidente Jair Bolsonaro; e o ex-presidente Lula com o deputado Marcelo Freixo - Ricardo Stuckert/Divulgação / Alan Santos/PR

 

 

As largas fatias do eleitorado conquistadas por Lula e Jair Bolsonaro se tornaram um ativo importante para os aliados da dupla nos estados. Apesar da impressão de jogo jogado na corrida presidencial, as disputas para governador ganharam um grande potencial de reviravoltas.

O cenário favorece uma aposta em Lula e Bolsonaro como cabos eleitorais nas corridas dos estados. Os números estão em pesquisas realizadas pela Quaest em São Paulo, Minas Gerais, Rio e Bahia –que reúnem quase metade dos votos do país.

Na eleição paulista, Bolsonaro aparece como um padrinho poderoso para Tarcísio de Freitas (Republicanos). Quando o apoio do presidente é citado, o ex-ministro salta de 14% para 28%. No caso de Fernando Haddad (PT), a situação é diferente: o petista marca 39% com ou sem o apoio de Lula, uma vez que já existe uma identificação alta entre os dois.

Leia mais na Folha de São Paulo