Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Alemanha terá bilhete único mensal por € 9 para todo país; Deustche Welle

Detalhes Notícia
Passageiros poderão usar transporte público e trens regionais a preço reduzido por três meses. Plano integra pacote de medidas de alívio financeiro devido à alta dos preços da energia provocada pela guerra na Ucrânia. Entidades de classe do setor de transporte acreditam que medida gerará trens superlotadosFoto: Christoph Soeder/dpa/picture alliance

 

 

O Parlamento da Alemanha deu a autorização final nesta sexta-feira (20/05) para um plano que permitirá o uso do transporte público em todo o país por apenas 9 euros (R$ 47) mensais nos próximos três meses, a partir de 1° de junho. O plano faz parte de um pacote de medidas de alívio financeiro devido ao aumento dos preços da energia causado pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

O governo também planeja um corte durante três meses nos impostos sobre combustíveis. O Bundesrat, a câmara alta do Parlamento, que representa os 16 estados federais alemães aprovou o projeto.

Os bilhetes com validades mensais a preço reduzido estarão disponíveis entre junho e agosto e poderão ser usados no transporte público de todas as cidades do país e também em trens regionais. O governo federal subsidiará as passagens reduzidas com 2,5 bilhões de euros, mas os estados e municípios devem organizar a implementação do projeto de forma independente.

Autoridades governamentais esperam que, além de reduzir custos para viajantes frequentes, os bilhetes atraiam mais pessoas para transportes públicos, mais sustentáveis.

Leia mais em Deutsche Welle