Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Residências suíças se prepararam para um aumento de 20% no preço da eletricidade; SwissInfo

Detalhes Notícia
Espera-se que os preços da eletricidade aumentem em até 20% para muitas residências e empresas suíças este ano, de acordo com uma pesquisa com fornecedores de energia elétrica. A guerra na Ucrânia aumentou a pressão sobre os preços da eletricidade na Suíça e em outras partes do mundo. © Keystone / Christian Beutler

 

 

Espera-se que a guerra em andamento na Ucrânia aumente ainda mais a pressão sobre os custos, disse na sexta-feira a Associação Suíça de Empresas de Eletricidade.

Uma pesquisa com os membros da Associação constatou que a metade espera que os preços subam em um quinto, embora a conta final não seja conhecida com certeza até o outono.

Usando os resultados da pesquisa como guia, uma residência de cinco quartos que consome 4.500kWh por ano poderia esperar um aumento de cerca de CHF180 ($184), enquanto empresas como padarias podem ter que pagar CHF6.000 a mais.

Mas os aumentos de preços variarão ao redor do país, já que alguns fornecedores locais podem produzir mais eletricidade domesticamente do que outros que devem comprar uma proporção maior de suprimentos nos mercados abertos.

Os preços mais altos dos combustíveis, juntamente com falhas nas usinas de energia, já elevaram os preços da eletricidade no atacado para os níveis mais altos em 13 anos, diz o grupo industrial.

As famílias e as empresas também foram advertidas para esperar novas elevações de preços, mas espera-se que menos severas, em 2023. “Com a guerra em curso na Ucrânia e a possibilidade de um embargo de petróleo e gás sobre as importações da Rússia, a situação dos preços nos mercados atacadistas provavelmente permanecerá tensa”.

Leia mais em Rádio Suíça Internacional