Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Cidade francesa autoriza topless e uso do burquíni em piscinas públicas; RFI

Detalhes Notícia
Câmara municipal da cidade de Grenoble votou a favor e aprovou, na segunda-feira (16), o uso do burquíni nas piscinas públicas municipais. AFP - SAEED KHAN

 

 

Após semanas de polêmica, a cidade de Grenoble, no sudeste da França, tomou uma decisão que incendeia o debate político na França: a autorização do uso do burquíni nas piscinas públicas. Já o topless, que também foi aprovado, passa sem problemas aos olhos da opinião pública.

Em poucos dias, essa localidade de 158 mil habitantes aos pés dos Alpes, dirigida há oito anos pelo ecologista Eric Piolle, passou a atrair os olhares de toda a França. O motivo: a proposta do prefeito de que as mulheres pudessem frequentar as piscinas públicas do local “como desejassem”.

Na segunda-feira (16), o conselho municipal, equivalente à Câmara Municipal, bateu o martelo autorizando tanto o topless quanto o uso do burquíni, um maiô que cobre o corpo inteiro e tem uma espécie de véu islâmico integrado, nas piscinas públicas. Após 2h30 de intensos debates, 29 vereadores votaram a favor, 27 contra e dois se abstiveram.

Nos últimos anos, o traje de banho utilizado por mulheres muçulmanas vem causando polêmica na França. Os prefeitos de algumas cidades litorâneas do país chegaram a proibir a vestimenta, em nome do respeito da laicidade.

Leia mais em RFI