Porto Alegre, quarta, 08 de maio de 2024
img

Quarteto Barbershop e duo de clarinete e piano se apresentam no Paço Municipal de Porto Alegre

Detalhes Notícia
Este é o segundo recital da série Música no Paço Municipal Quarteto Barbershop (crédito da foto_ Caroline Schäffer)

 

 

Como parte das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, a Prefeitura de Porto Alegre, com o apoio e curadoria da Casa da Música, estão promovendo, em 2022, uma nova série de recitais no Paço Municipal. Sempre na terceira terça-feira de cada mês, haverá um recital com músicos da cidade ou de outras localidades, de diversos gêneros musicais. A segunda apresentação ocorre em 24 de maio, às 18h, na qual participam dois grupos: o Quarteto Barbershop – grupo vocal formado por Aramis Majlinski (lead), Bruno Mezzomo (baixo), Lucas Alves (tenor) e Guilherme Roman (barítono) – e o duo formado por Eliseu Rodrigues (clarinete) e Fernando Rauber (piano). O evento tem entrada gratuita. Abaixo, o repertório que será cantado e tocado no dia do evento:

– QUARTETO BARBERSHOP –

You’ve got a friend in me (Randy Newman)

I’ll be there (Jackson 5)

Good night my angel (Billy Joel)

Bridge over troubled water (Paul Simon)

Titanium (David Guetta)

Blackbird (Beatles)

– DUO CLARINETE E PIANO –

Edmundo Villani-Cortês (1930-) – Luz

Leonard Bernstein (1918-1990) – Sonata para Clarinete e Piano

Michele Mangani (1966-) – Página D’album

Fernando Rauber (1984-) – Chorinho

Série Música no Paço Municipal

Com Quarteto Barbershop e duo de Eliseu Rodrigues (clarinete) e Fernando Rauber (piano)

24 de maio, terça-feira, 18h

Repertório popular e erudito

Entrada gratuita

Local: Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico de Porto Alegre

Realização: Prefeitura de Porto Alegre

Apoio e curadoria: Casa da Música Poa

Sobre o Quarteto Barbershop

Desde 2018 o Quarteto Barbershop se dedica ao canto a capella ao estilo barbershop, formato de origem irlandesa muito popular nos Estados Unidos e Europa. Em seu repertório integram arranjos exclusivos do grupo para canções de artistas como Paul Simon, Michael Jackson, Phill Collins, Ed Sheeran, entre outros. É formado pelos cantores Aramis Majlinski (lead), Bruno Mezzomo (baixo), Lucas Alves (tenor) e Guilherme Roman (barítono).

Sobre Eliseu Rodrigues (clarinete)

Atual diretor da Banda Municipal de Porto Alegre/SMC, tem atuado como convidado em todas as orquestras do RS, além da Orquestra Sinfônica da Bahia e Orquestra Sinfônica da UFBA. Frequentemente participa de cursos e masterclasses de renomados clarinetistas no Brasil e exterior, como Rui Alvim, Cristiano Alves, Luiz Afonso “Montanha”, Pedro Robatto, Sérgio Burgani, Ovanir Buosi (Brasil), Michel Lethiec (França), Jorge Montilla (Venezuela), Joaquim Valdepeñas (México), Carlos Céspedes, Luis Rossi (Argentina), David Shea, Jonathan Cohler, D. Ray McClellan (EUA), Milan Rericha (Rep. Checa), Nicolas Del Grazia (Itália), entre outros.

Foi o Principal Clarinetista da Orquestra Filarmônica da PUCRS durante oito temporadas, onde participou da gravação da série de CD’s Concertos Comunitários Vols. VI, VII, VIII, IX, X e do CD Orquestra Filarmônica da PUCRS – Viva esse Mundo – Vol. I, entre outros, participando também, nessa orquestra, de todas as óperas montadas pela Cia. Zaffari/Opus, entre 2004 e 2011, sempre como Principal Clarinetista. Foi também Principal Clarinetista da Orquestra de Sopros de Caxias do Sul por três temporadas. Graduado em Música/Licenciatura pelo Centro Universitário Metodista/IPA, iniciou seus estudos no Conservatório Pablo Komlós, integrando também a classe de clarinetes. Frequentou o Mestrado em Execução Musical na Universidade Federal da Bahia e especializou-se junto ao Franklin College of Arts and Sciences – Hugh Hodgson School of Music/USA.

Além de desenvolver atividades como professor, é o Principal Clarinetista e Coordenador de Naipe da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, e também Clarinetista/Claronista na Banda Municipal de Porto Alegre.

Sobre Fernando Rauber (piano)

Fernando Rauber Gonçalves é Professor no Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrando disciplinas de Harmonia, Análise Musical e Contraponto. Foi pianista da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (2009-2018) e professor do Curso de Licenciatura em Música da UCS (2010-2017), lecionando piano, harmonia e música e tecnologia. Durante os anos de 2009 a 2012, atuou como pianista do Coro Sinfônica da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). Tem se destacado pela sua intensa atividade tanto em recitais de música de câmara com diversas formações instrumentais e com cantores quanto em recitais solos e em concertos com orquestras. Nos últimos anos, colaborou com os grupos Trio Antares, Trio a Tempo, Quinteto de Sopros 4.1, Quinteto de Metais da OSUCS, Coro Cant’arte e Coro Sinfônico da OSPA. Colaborações internacionais recentes incluem recitais de canções norte-americanas com a Dra. Stephanie Tingler (Georgia University-EUA), trios para clarinete, viola e piano com Julia Bullard e Amanda McCandleness (Northern Iowa University-EUA), recital de flauta e piano com Michael Tilt (Noruega), recital de violoncelo e piano com o Dr. Alan Smith (EUA). Trabalhou também como pianista acompanhador do II e III Festival de Música de Câmara da UCS. Foi um dos laureados no concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e, como premiação, realizou sua estreia com orquestra em 2006, interpretando o Terceiro Concerto para piano e orquestra de Bela Bartók com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, sob a direção do maestro Cláudio Ribeiro. Em 2007, foi selecionado para ser bolsista do Chautauqua Music Festival em Chautauqua, NY, Estados Unidos.