Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Clube negro Satélite Prontidão retoma projetos e celebra 120 anos de trajetória, por Adriana Lampert/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
História da entidade está sendo resgatada através da criação de um memorial na atual sede, no bairro Rubem Berta ASP/DIVULGAÇÃO/JC

A trajetória de 120 anos do clube negro Associação Satélite Prontidão (ASP) está sendo resgatada através de um memorial da entidade, que reunirá uma série de fotografias, telas, e objetos históricos. As muitas décadas de atividades ininterruptas deste que é um dos mais antigos espaços de convivência e desenvolvimento da comunidade negra porto-alegrense ainda serão celebradas com programação diversificada, no decorrer de 2022.

Segundo a diretora de Pesquisa e Acervo do clube, Karla Alves (foto), até o dia 30 de setembro devem ocorrer mostras de cinema e música, incluindo rodas de samba, além de uma grande festa de aniversário da entidade. Neste período, ainda deve ser lançado um documentário alusivo ao aniversário do clube. Já no que se refere à inauguração do Memorial da ASP, ainda há um desafio a ser enfrentado: a escassez de voluntários para consolidar o trabalho de levantamento, seleção e limpeza de itens. Além de coordenar o projeto do Memorial, Karla ainda está reunindo material para impulsionar a Biblioteca Comunitária de Referência do Negro (Afroteca-ASP). Ambos espaços já têm salas próprias na atual sede do clube, localizado na Rua Alberto Rangel, 528, no bairro Rubem Berta.

Leia mais no Jornal do Comércio