Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Gestão Bolsonaro tira verba de auxílio a famílias pobres e compra trator para aliados, por Paulo Saldaña e Renato Machado/ Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Governo tira R$ 90 mi do combate à Covid; operação envolveu drible a determinação do TCU e pressão para acelerar recursos. Pátio em Pouso Alegre (MG) da empresa chinesa XCMG, que vende tratores para o governo Bolsonaro - Divulgação/redes sociais

 

 

O governo Jair Bolsonaro (PL) destinou para a compra de tratores um recurso de R$ 89,8 milhões que deveria ser direcionado para mitigar o impacto da pandemia da Covid-19 em comunidades pobres. Os equipamentos agrícolas viraram símbolo de clientelismo político na atual gestão.

Os tratores foram comprados pelo Ministério da Cidadania no âmbito de uma ação voltada a famílias de extrema pobreza da zona rural.

A operação envolveu drible a uma determinação do TCU (Tribunal de Contas da União), pressão para acelerar a liberação de recursos da União e criação, por portaria, de uma estrutura de mecanização no Sistema de Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em especial no programa de Fomento Rural.

Leia mais na Folha de São Paulo