Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Simone Tebet mira eleitorado feminino, e Lula e Bolsonaro ampliam espaços de Janja e Michelle, por Eduardo Gonçalves/ O Globo

Detalhes Notícia
Com caminho aberto para a candidatura da senadora, mulheres dos presidenciáveis melhor colocados nas pesquisas passam a ter maior participação nas campanhas presidenciais. Simone Tebet, Michelle Bolsonaro e Janja Silva: campanhas traçam estratégias para conquistar voto feminino — Foto: Arte / Agência O Globo

 

 

Na semana em que se abriu caminho para que a chamada terceira via tenha a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como candidata, as pré-campanhas dos líderes da disputa, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), passam a ter maior participação das mulheres dos dois, a socióloga Rosângela Silva, a Janja, e a primeira-dama Michelle Bolsonaro. No primeiro discurso após a desistência de João Doria (PSDB), Tebet mirou o eleitorado feminino, ao dizer que “mulher vota em mulher”. Michelle Bolsonaro se filiou ontem ao PL, o que permitirá que ela participe da tentativa de reeleição inclusive nos programas de TV. Já Janja, como informou o colunista Lauro Jardim virou presença frequente nas reuniões da coordenação política da campanha petista.

Maioria do eleitorado do país, representando 52% do total, as mulheres são alvo preferencial dos candidatos. Pesquisas internas encomendadas pelos partidos da chamada terceira via — PSDB, MDB e Cidadania — apontaram que as eleições deste ano serão definidas pelas mulheres. Esse foi um dos argumentos utilizados pelos dirigentes para optar por Tebet em vez de Doria, que abandonou a disputa na última segunda-feira.

Leia mais em O Globo