A triste história do menino Gabriel Dutra, que teve a trompa sinfônica furtada em 29 de março, terá um final feliz. Serão entregues na sede da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), dois novos instrumentos: um para Gabriel, que usava a trompa furtada, e outro para a sua colega Rosa Maria Grieneisen, a dona do instrumento que foi levado. A entrega ocorrerá na próxima terça-feira, 31 de maio, às 17h30, na Casa da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1.501). Em seguida, os alunos farão a estreia dos instrumentos no ensaio da OSPA Jovem, a orquestra formada por estudantes da Escola.
Em março, a trompa sinfônica usada por Gabriel, aluno da Ospa, foi furtada de um carro estacionado no centro de Viamão. O crime deflagrou uma grande mobilização para ajudar o aluno. Um casal de benfeitores, que deseja permanecer anônimo, comprou uma nova trompa que será cedida em comodato para a Fundação OSPA, possibilitando que Gabriel dê continuidade a seus estudos.
Uma segunda trompa foi comprada com verbas arrecadadas em uma vaquinha on-line realizada pelo professor da Escola de Música da OSPA Israel Oliveira e a família de Gabriel. Ela será entregue para Rosa Maria também na terça-feira. Além desses dois instrumentos, a OSPA possui duas outras trompas, que estão emprestadas a alunos da Escola de Música.