Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Livres divulga Caderno de Políticas Públicas com soluções liberais para o país

Detalhes Notícia
Leandro Piquet participa do painel "Império da Lei: justiça acima de tudo, a lei acima de todos", com enfoque jurídico. Foto: Redes Sociais

 

 

Com o país vivendo uma das mais graves crises institucionais, sociais e econômicas de sua história, é preciso olhar para o futuro com propostas de ações que encarem os problemas crônicos do Brasil através de soluções liberais e modernas, com uma visão sustentável, unindo sensibilidade social e responsabilidade fiscal. É com esta visão que o Livres, movimento suprapartidário que defende a liberdade por inteiro, lança, no próximo dia 02/06, em evento na sede da entidade, a edição 2022 do seu Caderno de Políticas Públicas, um livro de diretrizes estaduais e nacionais com foco em ampliar a autonomia e liberdade dos brasileiros.

Fundado no final de 2015 como uma tendência liberal e libertária dentro do PSL, o Livres se tornou um movimento político suprapartidário em 2018, quando se desvinculou da legenda por se opor à filiação do então candidato a presidente da República Jair Bolsonaro. Mobilizado em formar e certificar líderes afinados com as ideias liberais, o movimento vem crescendo nos últimos anos, agregando, hoje, mais de 4 mil sócios e somando 42 mandatários de cargos públicos no Legislativo e Executivo: 1 prefeito, 10 deputados federais, 10 deputados estaduais e 21 vereadores.

Entre os painéis disponíveis está o chamado “Império da Lei: justiça acima de tudo, a lei acima de todos”, iniciado às 10h45. Com enfoque jurídico, será ministrado pelos especialistas Irapuã Santana, doutor em Direito Processual e consultor jurídico do Livres, e Leandro Piquet, conselheiro acadêmico do movimento e membro do comitê científico da Academia Nacional da Polícia Federal. Eles se debruçarão sobre o paradoxo brasileiro: a baixa taxa de resolução de homicídios com o alto número de presos sem julgamento, que levam o Brasil a ser um país com impunidade para homicídios e, ao mesmo, tempo punitivista.

“Especialmente este ano, em que temos eleições, é preciso ampliar o acesso à justiça em sua máxima potência, com processos justos, dentro de um Judiciário eficiente e efetivo, cujas decisões sejam respeitadas pelo próprio órgão e pelos demais, propiciando maior incentivo e confiança pela sociedade”, explica Irapuã Santana, um dos especialistas presentes no painel.

O lançamento do Caderno de Políticas Públicas será realizado na Casa Livres, na Rua Herculano de Freitas, 273, bairro Bela Vista.

SERVIÇO

Lançamento do Caderno de Políticas Públicas do Livres

Data: 26/5
Horário: 14h

Local: Rua Herculano de Freitas, 273 – Bela Vista

AGENDA COMPLETA DO EVENTO

10h – Mensagem de Abertura — Magno Karl, diretor executivo do Livres

10h15 – Apresentação dos Cadernos: Deborah Bizarria e Sandra Rios, do Conselho do Livres

10h45 – Império da Lei: justiça acima de tudo, a lei acima de todos – Leandro Piquet e Irapuã Santana

12h – Almoço

14h – Danos do populismo: os vícios que aprisionam nosso futuro – Elena Landau e Bolívar Lamounier

15h30 – Oportunidades para escolher: a autonomia do estudante no centro da educação pública – Fernando Schuler e André Portela

17h – Coffee break

17h30 – Inclusão e sustentabilidade: decisões responsáveis para as próximas gerações – Cecília Machado, Natalie Unterstell e Vinicius Botelho

19h – O futuro começa agora: caminhos para a prosperidade do Brasil – Pérsio Arida e Samuel Pessôa

20h30 – Encerramento