Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Após furto de trompa, Fundação OSPA faz a entrega de instrumentos doados a alunos 

Detalhes Notícia
OSPA Entrega Trompa Foto: Vitória Proença

O furto de uma trompa sinfônica que era usada pelo aluno da Escola da OSPA Gabriel Dutra, em 29 de março, gerou uma grande mobilização. O desfecho feliz ocorreu na noite de terça-feira (31/05): um novo instrumento foi entregue para Gabriel e outro para a sua colega Rosa Maria Grieneisen, a dona da trompa que havia sido levada. A reunião ocorreu na sede da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

A nova trompa de Gabriel foi doada por um casal de benfeitores que deseja permanecer anônimo. O instrumento foi cedido em comodato para a Fundação OSPA, possibilitando que Gabriel dê continuidade a seus estudos. Já a outra trompa foi comprada com verbas arrecadadas em uma vaquinha on-line organizada pelo professor da Escola de Música da OSPA Israel Oliveira e a família de Gabriel. O instrumento foi dado a Rosa Maria.

OSPA Entrega Trompa Foto: Vitória Proença

Ao fazer a entrega para Rosa, o professor Israel pontuou que a trompa roubada era para crianças e agora a aluna ganhou “uma trompa realmente profissional”. O diretor da Escola, Diego Grendene, ressaltou a mobilização iniciada por Israel para que fossem adquiridos instrumentos novos.

O maestro e diretor artístico da OSPA Evandro Matté também elogiou o empenho do professor: “Queria agradecer todo o empenho que o Israel teve para que hoje a gente pudesse estar aqui e também agradecer ao casal que fez a doação e ao Diego, por todo o seu trabalho à frente da escola. O objetivo é que a cada dia a gente possa fazer com que a escola cresça e dê oportunidade para que vocês possam ter acesso à informação e instrumentos”.

Além desses dois instrumentos, a OSPA possui outras duas trompas, que estão emprestadas a alunos da Escola de Música.

Sobre a Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 240 alunos. Em breve, esse número deve ultrapassar a marca de 300, pois a instituição está com 91 vagas abertas. O período de inscrições é de segunda-feira, 30 de maio, às 12h, até 10 de junho, às 18h. Para mais informações, acesse ospa.org.br/escola-de-musica.

Entrega de trompas a alunos da Escola da OSPA

Quando: terça-feira, 31 de maio, às 17h30.

Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

Saiba mais sobre a Escola da OSPA em ospa.org.br/escola-de-musica.