Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Citando 'guerra' de Bolsonaro, Lula diz que não fará concessões a garimpeiros; O Globo

Detalhes Notícia
Em reunião da pré-campanha, ex-presidente critica política ambiental do atual governo e afirma que vai 'revogar decreto e desfazer tudo'. Lula em reunião da pré-campanha sobre políticas ambientais — Foto: Reprodução/Redes sociais

 

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a política ambiental do governo Bolsonaro e defendeu leis mais duras contra a invasão de terras indígenas e a destruição de florestas afirmando que, se for eleito, “não haverá concessões” a garimpeiros. As declarações foram dadas em uma reunião da pré-campanha para debater propostas para o meio ambiente e proteção da Amazônia, na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente.

— Nesse negócio não tem meio termo. A gente tem que ter coragem de dizer: não haverá garimpo em terra indígena neste país. Se o garimpeiro falar “então não vou votar em vocês”, não tem problema. As terras que forem demarcadas como áreas de proteção ambiental terão que ser respeitadas. Não vai ter concessão — afirmou.

Lula disse que o Estado precisa voltar a assumir a responsabilidade na área ambiental e disse que vai “desfazer” as políticas ambientais do atual governo.

Leia mais em O Globo