Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Bolsonaro repete que não cumprirá decisão do STF e volta a atacar ministros, por Ingrid Soares/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Declarações ocorreram em evento no Rio de Janeiro, com a presença do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que recebeu indulto do presidente após ter sido condenado pelo Supremo. (crédito: Alan Santos/PR)

 

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a dizer, nesta quarta-feira (8/6), que não cumprirá decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração ocorreu durante palestra do chefe do Executivo a empresários da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e foi uma referência à questão do novo marco temporal, em julgamento na Corte. Bolsonaro também repetiu ataques a magistrados do STF e, a exemplo de terça-feira, disse que o ministro Edson Fachin é um “marxista-leninista”. A fala foi aplaudida por parte dos empresários.

“Há sombra, agora, perante os produtores rurais: ‘Ah, o Supremo deve decidir sobre o novo marco temporal’. Se for aprovada a tese do Fachin, que é um marxista-leninista, ex-advogado do MST, nós passaremos de 14% para 28% do território nacional demarcados como terras indígenas, equivalente às regiões Sudeste e Sul. Se aprovar isso, o que que eu faço? Decisão do Supremo não se discute, se cumpre? É isso?”, questionou.

Em seguida, Bolsonaro disse que tem duas opções caso a medida seja aprovada pelo STF. “Entregar a chave para Fux (Luiz Fux, presidente do STF), ou falar: ‘Não vou cumprir’. Isso é afrontar o Supremo? Não é afrontar”, alegou.

Leia mais no Correio Braziliense