A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), do Memorial do Rio Grande do Sul, do Instituto Estadual do Livro (IEL) e da Comissão do Cinquentenário de 20 de Novembro, promove o lançamento do livro “50 Textos do Cinquentenário do 20 de Novembro” e do “Caderno de Exposição do Mars” – edição “Palmares não é só um: são milhares”, nesta quarta-feira (8).
O evento ocorre às 16h, na sede do Memorial – Rua Sete de Setembro, nº 1020, no Centro Histórico de Porto Alegre, e contará com a presença da secretária da Cultura, Beatriz Araujo. A iniciativa integra o amplo conjunto de ações que a Sedac vem implementando desde 2019 com o compromisso de trabalhar, de forma permanente, por mais diversidade, representatividade e inclusão no meio cultural.
“O livro do IEL, que reúne textos sobre o 20 de Novembro, revelando o olhar sensível de 50 autores de diversas regiões do estado, e o caderno do Mars, que documenta a belíssima exposição Palmares não é só um: são milhares, são frutos de um grande trabalho coletivo, de pessoas e instituições que compartilham o propósito de respeitar a história, cultivar memórias e combater o racismo estrutural presente em nossa sociedade”, afirma a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
O Cinquentenário do 20 de Novembro e a exposição
A data do 20 de Novembro como Dia da Consciência Negra foi criada em 1971 por ativistas negros que integravam o Grupo Palmares, em Porto Alegre, para contrapor as celebrações do 13 de maio. Em 2021, o então governador Eduardo Leite acolheu a demanda da militância negra gaúcha e decretou oficialmente o Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro. A partir desse ato, a Sedac somou-se aos movimentos sociais e à sociedade civil para celebrar a data, promovendo diversos eventos e atividades culturais.
Nesse cenário, para assinalar os 50 anos do 20 de Novembro, o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars) inaugurou a exposição “Palmares não é só um, são milhares”, que permaneceu aberta à visitação pública, de novembro do ano passado a junho deste ano, registrando um público de cerca de 15 mil pessoas.
A mostra contextualiza os movimentos negros nacionais no panorama regional, a criação da imprensa negra e as primeiras lideranças que influenciaram o Grupo Palmares nos anos 70, com informações e imagens sobre personagens e fatos históricos marcantes. Resultado de um trabalho coletivo e sensível, protagonizado por pesquisadores e agentes culturais negros e negras, a exposição é um convite à reflexão.
50 Textos do Cinquentenário do 20 de Novembro
As 50 produções textuais, entre poesias, poemas e textos inéditos que fazem parte do livro “50 Textos do Cinquentenário do 20 de Novembro”, foram selecionadas mediante concurso aberto em 2021 para concorrentes maiores de 16 anos e residentes do RS.
A atividade integrou as comemorações dos 50 anos do Dia da Consciência Negra, que tiveram como tema o Cinquentenário do 20 de Novembro. A relação com os nomes dos 50 selecionados está disponível no site da Sedac, no link abaixo. Eles representam a capital e 25 municípios do interior do estado:
Caderno de exposição do Mars, edição “Palmares não é só um: são milhares”
O primeiro Caderno de exposição do Mars registra o panorama de cada um dos sete módulos da exposição “Palmares não é só um: são milhares”, incluindo os bastidores desde a montagem, entrevistas com os curadores e ainda indicação de leituras e demais materiais sobre o tema.
Comissão do Cinquentenário
Instituída a partir do decreto do Cinquentenário, a Comissão é composta por entidades da sociedade civil, universidades e representações dos entes do Sistema Estadual de Cultura RS com o objetivo de organizar as atividades do Cinquentenário. Ao longo de seis meses de trabalho, a Comissão promoveu discussões e programações alusivas ao 20 de Novembro, em conexão com prefeituras, associações e escolas.