O baiano Geilson dos Santos e a etíope Atalem Tarefe Tesfaw venceram a 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre. Disputada neste domingo, 12, nas ruas da cidade, o evento reuniu 15 mil inscritos de 16 países e fez parte das comemorações dos 250 anos da Capital. Gelson completou o percurso de 42,195 km em 2h17min23. Na prova feminina, Atalem fez o trajeto em 2h40min31. (fotos)
O trânsito na região sofreu alterações e foi liberado a medida que os atletas finalizavam a prova. O trânsito foi liberado às 13h, permanecendo apenas a avenida Edvaldo Pereira Paiva, que fica fechada para veículos aos finais de semana.
Pedro Piegas/PMPA
executivo
Geilson dos Santos subiu ao primeiro lugar do pódio após completar os 42 km em 2h17min23
O prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama, Valéria Leopoldino, participaram de um trecho da prova e entregaram medalhas aos vencedores. “É uma enorme satisfação ter recebido este evento. Tivemos a oportunidade de receber milhares de pessoas, inclusive de outros países que, além de participar da maratona, puderam conhecer o que a nossa capital tem a oferecer de melhor. O esporte é superação e tem o poder de desafiar e promover o bem-estar e a inclusão social”, disse Melo.
Realizada pelo Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa), a Maratona teve largada às 7h, sob um frio de 6 graus, na avenida Diário de Notícias, em frente ao Barra Shopping Sul, na Zona Sul. Contou com apoio da prefeitura. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ajudaram na organização e orientação do trânsito, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude cedeu estagiários de Educação Física e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo montou uma estrutura para atender aos turistas e prestar informações sobre Porto Alegre na Feira da Maratona.
PMPA