Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

França: resultado de eleições legislativas no domingo é “suspense absoluto”; RFI

Detalhes Notícia
A pesquisa do OpinionWay para o Les Echos apurou que a Juntos! deve conquistar entre 275 a 305 cadeiras, no resultado mais favorável e que significaria 16 a mais do que a maioria absoluta. AFP - LOIC VENANCE

 

 

A dois dias do segundo turno das eleições legislativas na França, o “suspense é absoluto”, como definiu o jornal Les Echos, quanto às chances de a coligação do presidente Emmanuel Macron conseguir a maioria das cadeiras do Parlamento. As últimas pesquisas de intenções de voto, reveladas nesta sexta-feira (17), apontam vantagem a Juntos! contra os candidatos da Nupes, a coligação de esquerda que promete tornar o segundo mandato de Macron mais difícil do que o primeiro.

A pesquisa do OpinionWay para o Les Echos apurou que a Juntos! deve conquistar entre 275 a 305 cadeiras. Esse seria o resultado mais favorável e significaria 16 a mais do que a maioria absoluta. Mas outras sondagens trazem números mais pessimistas para Macron, que poderia obter no máximo 292 cadeiras, segundo a Odoxa Backbone Consulting para o Figaro.

O jornal aponta que 70% dos franceses não desejam que o presidente atinja a maioria absoluta da Assembleia Nacional. No pior cenário para o presidente, a esquerda teria 225 assentos, ainda conforme a consultoria Odoxa, o que significaria um alto risco de bloqueio das medidas propostas pelo governo. Ao mesmo tempo, a pesquisa indicou que apenas 32% dos eleitores aprovam a nomeação do líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon ao cargo de primeiro-ministro do país.

Leia mais em RFI