Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

PIB do RS tem queda de 3,8% no primeiro trimestre de 2022, por Diego Nuñez/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Estiagem puxou a redução na produção agropecuária e indústria também apresentou retração EMATER-RS/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

A economia do Rio Grande do Sul registrou queda de 3,8% no primeiro trimestre de 2022 na comparação com os últimos três meses de 2021. A retração do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado no período foi puxada pelas baixas observadas na agropecuária (-28,1%) e na indústria (-1,4%), enquanto os serviços tiveram variação positiva de 0,3%. No Brasil, o PIB apresentou alta de 1,0% no primeiro trimestre na mesma base de comparação.

Os resultados do PIB do RS foram divulgados em videoconferência nesta terça-feira (21) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

A grande responsável por essa queda no PIB gaúcho foi a quebra de safra de verão ocasionada pela estiagem. A queda no setor agropecuário foi de 28,1% em comparação aos três últimos meses do ano passado e de 41,1% em comparação ao primeiro trimestre de 2021.

“A soja nem é a principal cultura do primeiro trimestre. É o arroz. Mas ela caiu tanto que contribuiu para a redução do PIB”, aponta Vanessa Sulzbach, chefe da Divisão de Análise Econômica do DEE/SPGG, responsável pela elaboração do PIB.

Leia mais no Jornal do Comércio