Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

RGE terá reajuste médio de 10,98% em suas tarifas, por Jefferson Klein/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Para o cliente residencial alta da conta de luz será de 8,41% ANDRESSA PUFAL/JC

 

 

A concessionária RGE terá um aumento médio das suas contas de luz na ordem de 10,98% que passa a vigorar a partir desta quarta-feira (22). Para a alta tensão (indústrias), o incremento, em média, será de 14,26% e particularmente para os clientes residenciais (classe B1) a elevação será de 8,41%. Já para todos aqueles que estão ligados na baixa tensão (que envolve, além dos residenciais, usuários do meio rural ou pequenos comércios) o acréscimo será em média de 9,31%.

Os percentuais foram confirmados em reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (21). No entanto, o reajuste da distribuidora gaúcha era para ter sido definido em encontro da diretoria do órgão regulador ocorrido em 14 de junho e os novos valores deveriam ter entrado em vigor no dia 19. Contudo, a agência optou por estender esse cronograma e definiu a dimensão do reajuste apenas nesta terça-feira.

O diretor da Aneel Hélvio Guerra detalha que a decisão pelo adiamento teve como objetivo avaliar melhor fatores que poderiam suavizar o impacto do aumento ao consumidor. Um dos tópicos analisados foi o procedimento de capitalização da Eletrobras, que prevê aportes na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE – um encargo setorial) e consequente atenuação de reflexos tarifários. Outro ponto avaliado estava relacionado a questões tributárias.

Leia mais no Jornal do Comércio