Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

TSE obriga partidos a seguirem as mesmas coligações em disputas por cargos de governador e senador, por Weslley Galzo/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Tribunal analisou uma consulta do deputado federal Delegado Waldir sobre as possibilidades de coligações nas eleições deste ano. Tribunal Superior Eleitoral decidiu que partidos devem seguir as mesmas coligações para governos e Senado. Foto: Dida Sampaio/Estadão

 

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira, 21, que partidos coligados para a disputa do cargo de governador devem obrigatoriamente manter a mesma coligação na disputa pela vaga ao Senado naquele Estado. A decisão do plenário, por 4 votos a 3, mantém a regra em vigor atualmente.

O entendimento foi definido durante o julgamento da consulta pública apresentada pelo deputado federal Delegado Waldir (União Brasil-GO), que cobrou esclarecimentos da Corte sobre as possibilidades de lançamento de candidaturas de senadores quando já houver aliança definida em torno da candidatura ao governo do Estado.

O deputado fez três questionamentos ao TSE: se partidos coligados ao cargo de governador podem lançar individualmente candidatos para senador; se um partido sem coligação pode lançar candidato ao Senado; e, principalmente, se é obrigatório que as coligações firmadas na disputa ao governo do Estado sejam seguidas em relação ao Senado.

 

Leia mais em O Estado de São Paulo