Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Rio Grande do Sul reforça regras de trânsito de bovinos e bubalinos

Detalhes Notícia
Rio Grande do Sul reforça regras de trânsito de bovinos e bubalinos Todas as cargas com destino a Santa Catarina devem estar lacradas pelo Serviço Veterinário Oficial na origem. Envio de animais vacinados ao estado vizinho segue proibido | Foto: Fernando Dias / SEAPDR / CP

 

 

A Secretaria da Agricultura (SEAPDR) divulgou, nesta terça-feira, um reforço às orientações sobre a legislação do trânsito de bovinos e bubalinos para Santa Catarina. Mesmo que o Rio Grande do Sul também seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), a coordenadora estadual do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa da SEAPDR (Pnefa-RS), Grazziane Rigon, explica que todas as cargas com destino ao estado vizinho, independente da finalidade, devem estar lacradas pelo Serviço Veterinário Oficial na origem.

O comunicado ressalta que o envio de animais vacinados à SC, para qualquer finalidade, incluindo abate imediato, segue proibido. Somente nascidos a partir de maio de 2020 é que podem ser embarcados, mas desde que sejam obedecidas as normas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Leia mais no Correio do Povo