Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Um policial virou réu por tortura a cada 10 dias nos últimos cinco anos no Brasil, por Rafael Soares/O Globo

Detalhes Notícia
Prática é alvo de ações judiciais em 24 estados e no Distrito Federal; Ceará, Rio e São Paulo registram o maior número de casos. Mãe de um homem que foi torturado por PMs, no Rio — Foto: Hermes de Paula

 

 

Era domingo, 7 de julho de 2019, e a seleção brasileira jogaria a final da Copa América no Maracanã às 17h. Duas horas antes, o entorno estava lotado de torcedores; e o policiamento, reforçado. Dois jovens, de 17 e 18 anos, passavam de trem pela região e, pouco antes de chegarem à estação que dá acesso ao estádio, foram abordados por dois policiais militares ainda dentro do vagão. Ambos foram revistados, e nada de ilícito foi encontrado.

Mesmo assim, foram retirados à força do trem e levados para um vão no final da plataforma. Com armas em punho, os agentes perguntaram qual era o destino dos jovens. Sob ameaça, eles optaram por dizer a verdade: ambos eram usuários de maconha e iriam comprar droga na Mangueira, vizinha ao Maracanã. Os 15 minutos seguintes povoam os pesadelos dos rapazes até hoje.

Leia mais em O Globo