Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

MDB nacional eleva pressão por apoio a Leite no RS, por Taline Oppitz/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Emedebistas se reúnem na próxima semana referendar a candidatura própria ao Piratini. Com este cenário, Gabriel (E) como vice de Leite (D) pode representar uma saída | Foto: Joel Vargas/Agência ALRS/CP

 

 

A cúpula nacional do MDB deu mais um passo no episódio envolvendo a pressão para que o partido apoie a pré-candidatura de Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul. Em reunião da executiva nacional do MDB, na manhã de quarta-feira, em Brasília, foi aprovado, por unanimidade, o indicativo em favor da aliança com o PSDB e com o Cidadania, que estão em federação, para a disputa ao Palácio Piratini. “A chapa única é fundamental para o projeto em torno de Simone Tebet”, diz a frase final da publicação feita nas redes sociais. O movimento do MDB nacional é inédito e vai além de um gesto simbólico.

Cerca de uma hora após a manifestação do MDB nacional nas redes, foi a vez de o presidente estadual do partido, Fábio Branco, romper o silêncio. Também na web, Branco postou: “Respeito o MDB Nacional, mas a decisão sobre as eleições no Rio Grande do Sul será do MDB gaúcho, como sempre foi. Reafirmo a candidatura própria ao governo do Estado. Vou convocar a Executiva para acionar nossas instâncias partidárias e deliberar o assunto”. De fato, o MDB gaúcho sempre tomou suas decisões e foi protagonista nas últimas dez eleições ao Piratini, elegendo quatro governadores (Pedro Simon, Antônio Britto, Germano Rigotto e José Ivo Sartori).

Leia mais no Correio do Povo