O ministério brasileiro do Meio Ambiente apresentou na Conferência dos Oceanos, que acontece em Lisboa até dia 1° de julho, o aplicativo de “Combate ao lixo no mar”. O dispositivo propõe soluções simples e práticas que ajudam no processo de reciclagem de materiais sólidos e na criação de mutirões para limpeza das praias, mangues e florestas.
O aplicativo é a ferramenta digital de um programa que leva o mesmo nome, criado há três anos e que, desde então, já contou com a participação de mais de 30 mil voluntários em centenas de mutirões. O projeto apresentado em Lisboa durante o evento paralelo Amazon Blue ajuda a organizar e a divulgar ações e mutirões nos estados, para combate ao lixo nos rios e mares.
Durante a apresentação, o secretário de qualidade ambiental do ministério do Meio Ambiente, André França, disse que o projeto “parte de uma ideia simples, mas que tem apresentado enormes resultados”. “Estive durante quatro horas escutando os vários oradores dos diversos países participantes aqui da conferência. Todos falaram sobre os problemas, mas nenhum apresentou uma solução prática para mitigar a poluição nos oceanos e a diminuição de plásticos”, resumiu. “No Brasil, uma em cada quatro pessoas vive em zona ribeirinha. Sensibilizar esses habitantes e ajudá-los a reciclar materiais sólidos é essencial para a sobrevivência dos rios e mares, além da conscientização dos mais jovens”, completou.
Leia mais em RFI