Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Para Moraes, narcotráfico assumiu, de fato, a soberania da Amazônia, por Vicente Nunes/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Segundo o ministro do Supremo, o crime organizado tomou conta de várias regiões da floresta por incapacidade do poder público de garantir a segurança na região. (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

 

 

Enquanto o governo faz alarde sobre uma possível tentativa de países como a França e os Estados Unidos tomarem posse da soberania da Amazônia, o narcotráfico já está fazendo esse movimento de fato. Foi o que disse o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durante participação no Fórum Jurídico de Lisboa. Segundo ele, o crime organizado tomou conta de várias regiões da floresta por incapacidade do poder público de garantir a segurança na região.

“Quais são os perigos hoje na Floresta Amazônica? O contrabando, o garimpo, o comércio ilegal de madeira. Não são os ribeirinhos”, afirmou. Ele lembrou que a situação é tão grave, que foram os Estados Unidos que oficiaram o Brasil sobre a apreensão de uma carga enorme de madeira tirada da Amazônia e exportada por meio de documentos falsos. Essa revelação, por sinal, resultou na queda de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. Ele havia defendido publicamente a empresa responsável pela derrubada ilegal de árvores.

Leia mais no Correio Braziliense