Porto Alegre: Três pessoas são presas por receptação em ferros-velhos na Zona Leste
Mais uma Ação integrada foi realizada na tarde desta quinta-feira (30), visando o combate ilegal de comércio em ferros-velhos. Foto: Pedro Piegas/PMPA
Mais uma ação conjunta entre município e Estado foi realizada, nesta quinta-feira, 30, para combater os crimes de receptação, furto e roubo de fios de energia e materiais de iluminação em Porto Alegre. A força-tarefa mirou como alvo sete ferros-velhos localizados na Vila São Pedro e entorno do bairro Partenon, na Zona Leste. Três pessoas foram presas pelos crimes de receptação e furto de energia elétrica. Elas foram encaminhadas para a área judiciária. Aproximadamente cem agentes públicos e privados participaram da ação, divididos em 44 viaturas. Esta é a quarta operação conjunta realizada pela força-tarefa na Capital.
Hidrantes do Dmae foram encontrados entre os materias no ferro-velho. Foto: Pedro Piegas/PMPA
Diversos materiais furtados foram recuperados. Dezenas de lacres de hidrômetros e filtros do Dmae foram encontrados, assim como escadas e equipamentos da CEEE, além de uma placa de trânsito da EPTC e luminárias. A Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) aplicou sete autos de infração e interditou um ferro-velho por receptação de materiais furtados da prefeitura.
“Estamos atuando de forma conjunta para combatermos esta cadeia criminosa. Muitos ferros-velhos acabam negociando materiais furtados como fios de cobre e materiais de energia, que impactam na rede de iluminação pública. Cada vez mais, a integração entre os agentes de segurança vem resultando em ações exitosas contra o crime”, destacou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Além dos efetivos da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros também estiveram presentes fiscais da prefeitura, agentes de trânsito da EPTC, DMLU, Dmae e equipes técnicas de empresas de energia e telefonia.
Força-tarefa – Neste mês, a ação integrada já tinha realizado uma operação em ferros-velhos da zona Sul. Seis estabelecimentos foram vistoriados resultando em três prisões nos bairros Glória, Azenha e Cristal.
Denúncias – A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança, informando ações suspeitas pelo telefone 153. A ligação é anônima.