Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Produção e distribuição de energia representam uma questão estratégica para RS, por Felipe Faleiro/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Rio Grande do Sul é o 3º estado brasileiro com o maior potencial de PCHs. Barragem Santa Bárbara, em Pelotas | Foto: Alina Souza

 

 

A energia produzida a partir de fontes hídricas está em alta no Rio Grande do Sul, e a produção e distribuição representa uma questão estratégica para o Estado. “É uma fonte da qual somos exportadores de conhecimento e tecnologia para o mundo inteiro. Somos pioneiros nela”, salienta o presidente da Associação Gaúcha de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (AgPCH), Roberto Zuch.

O debate sobre as vantagens deste tipo de geração é amplo e complexo. Há que se considerar, por exemplo, que fontes hídricas são as que geram a energia mais barata para o consumidor, segundo afirma Zuch. “Elas não dependem de grandes estruturas de linhas de transmissão, se posicionam próximas do centro de carga, têm pouca perda no transporte e a vida útil mais longa entre todas as fontes”.

De acordo com a AgPCH, utilizando dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Rio Grande do Sul é o 3º estado brasileiro com o maior potencial de PCHs, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Minas Gerais.

Leia mais no Correio do Povo