Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Colheita de citros avança e semeadura de trigo desacelera no Rio Grande do Sul; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Os dados são do Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado nesta semana. As condições climáticas atrasaram a colheita de cítricos em algumas regiões do Estado. | Foto: TONI GONCALVES/DIVULGACAO/ CP

 

 

A colheita de citros progride no Estado, segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar desta semana. Em algumas localidades, como Rosário do Sul, 90% da área plantada com bergamotas e 72% da área plantada com laranjas foram concluídas.

Apesar das chuvas, a região de Passo Fundo encerrou a colheita de Caí e segue a da Ponkan, mas parte da produção das variedades Rubi e Iapar foi direcionada para a indústria. Diversas variedades de citros apresentaram melhora na qualidade na área de Santa Rosa e as variedades precoces já estão aptas para o consumo. Na regional de Lajeado, as mais adiantadas são as colheitas de Caí e Ponkan, além das laranjas precoces: Céu Precoce, de umbigo Bahia, Shamouti e Salustiana.

Com condições climáticas desfavoráveis para o desenvolvimento e manutenção da sanidade das plantas e frutas devido à umidade relativa do ar e do solo foi excessiva e frequente, os citricultores da região de Caxias do Sul relataram dificuldades de realizar tratamentos fitossanitários. Além disso, os pomares de laranjeiras de umbigo apresentam considerável queda de frutas e as bergamoteiras precoces estão com frutas de calibre abaixo do esperado em função dos efeitos da estiagem no verão.

Leia mais no Correio do Povo