Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Partidos, igrejas e STF: veja os índices de confiança dos brasileiros nas instituições, por Marlen Couto/O Globo

Detalhes Notícia
Dados do levantamento 'A cara da democracia' apontam recuo no descrédito das legendas e do Parlamento. Partidos, igrejas e STF: veja os índices de confiança dos brasileiros nas instituiçõesPesquisa mede confiança em instituições brasileiras Arte / O Globo

 

 

Em um ano de eleições gerais, parte das instituições brasileiras registram recuperações nos índices de confiança da população, na comparação com 2018. A tendência é apontada pela pesquisa de opinião pública anual “A cara da democracia”. Os destaques são os partidos políticos e o Congresso. Ainda que o percentual dos brasileiros que não confiam nas legendas e no Parlamento continue significativo, ambos somam reduções na avaliação negativa.

Por outro lado, as Forças Armadas, que no período ganharam protagonismo político no governo do presidente Jair Bolsonaro, viram a desconfiança sobre elas subir oito pontos em quatro anos para 29%, embora o saldo permaneça positivo: 70% dos brasileiros demonstram algum grau de confiança nos militares.

Se, em 2018, 78% declaravam não confiar nas legendas, hoje o índice engloba 53% dos entrevistados. Mudança em menor grau foi observada também na avaliação do Congresso: o percentual dos que não confiam no Parlamento passou de 58% para 46% este ano.

Leia mais em O Globo