Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Silvina Batakis é escolhida nova ministra da Economia da Argentina; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
No sábado (2), Martín Guzmán renunciara ao cargo, sob pressão de Cristina Kirchner. Silvina Batakis, na época em que era ministra da Economia da província de Buenos Aires - 30.abr.15/Reuters

 

 

O governo Alberto Fernández anunciou neste domingo (3) Silvina Batakis como nova ministra da Economia da Argentina, em substituição a Martín Guzmán, que renunciara na véspera.

Batakis, 53, comandou a economia da província de Buenos Aires de 2011 a 2015, no governo Daniel Scioli —atual embaixador da Argentina no Brasil. Atualmente, atuava como secretária de províncias no Ministério do Interior.

Formada em economia pela Universidade de La Plata e com MBA em economia ambiental na Universidade de York (Inglaterra), Batakis é próxima da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que era crítica ao trabalho de Guzmán na pasta. O país vive uma escalada na inflação, que em junho chegou a 60,7% na taxa em 12 meses.

No sábado (2), sob pressão da área kirchnerista do governo, Guzmán anunciou sua renúncia, em longa carta publicada em redes sociais.

Leia mais na Folha de São Paulo