Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Congresso derruba vetos em projetos de repasse de verbas à cultura, por Taísa Medeiros/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Em sessão conjunta do Congresso Nacional, os vetos foram derrubados na presença de artistas que acompanharam a votação nas galerias. (crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado)

 

 

Em sessão conjunta do Congresso Nacional foram derrubados, na noite desta terça-feira (5/7), os vetos à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, também conhecida como Lei Aldir Blanc 2, e o projeto da Lei Paulo Gustavo (PLP 73/21). A votação em plenário foi acompanhada por representantes da classe artística, que vieram a Brasília para pressionar os parlamentares pela derrubada dos vetos. A audiência nas galerias comemorou a derrubada dos vetos.

Ao todo, foram 14 vetos derrubados na sessão. Na votação da Lei Aldir Blanc, 414 deputados votaram pela derrubada do veto e 39, pela manutenção. Já no caso dos senadores, foram 69 votos a zero contra o veto. Quanto ao veto à Lei Paulo Gustavo, foram 66 a zero entre os senadores, e de 356 a 36 entre os deputados.

Inicialmente, havia acordo de líderes anunciado pelo líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (PL-TO), para a derrubada de ambas as propostas. O acordo foi possível após longas negociações entre líderes e membros da equipe econômica. Durante a votação em plenário, diante de divergências, os acordos foram questionados, mas a discussão nos bastidores não afetou a derrubada dos vetos.

LEia mais no Correio Braziliense