Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

O raro alerta dos EUA e do Reino Unido sobre 'imensa ameaça' da China; BBC

Detalhes Notícia
O diretor do serviço britânico de inteligência MI5, Ken McCallum (à esquerda) e o diretor do FBI, Christopher Wray (à direita), fizeram uma declaração conjunta em Londres CRÉDITO,UK POOL VIA ITN

 

 

Os chefes dos serviços de segurança do Reino Unido e dos Estados Unidos fizeram uma declaração conjunta inédita em Londres na quarta-feira (6/7) para alertar sobre a “ameaça imensa” que a China representa no mundo.

O diretor da agência americana FBI, Christopher Wray, disse que a China é a “maior ameaça de longo prazo à nossa segurança econômica e nacional” e que Pequim “interferiu na política” dos EUA, incluindo em eleições recentes.

O chefe do serviço britânico de inteligência MI5, Ken McCallum, disse que nos últimos três anos a sua agência dobrou a quantidade de trabalho que realiza contra a atividade chinesa — e que pretende dobrar novamente os esforços.

O MI5 diz estar realizando sete vezes mais investigações relacionadas às atividades do Partido Comunista Chinês em comparação com 2018, segundo McCallum.

Leia mais em BBC