Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Canoas: Acolhida do Bem completa um mês com 1.600 pessoas atendidas

Detalhes Notícia
Foto: Alisson Moura

 

 

Completou um mês nesta terça-feira (12) a Acolhida do Bem. Ao todo, a ação da Prefeitura de Canoas, que tem como objetivo abrigar moradores em situação de rua durante o inverno, já realizou no local 1.600 atendimentos. A assistência acontece no ginásio do Colégio São Paulo, cedido pela Fundação LaSalle para esta edição. Cortes de cabelo, peça teatral, ginástica laboral, banco de oportunidades e atendimento veterinário para os pets também foram oferecidos recentemente.

Em parceria com a Secretaria de Cultura, estão sendo levadas para a Acolhida do Bem atividades culturais dos mais diversos estilos. A programação das atrações é quinzenal. Já se apresentaram o grupo de Teatro de Rua PanaPaná, com o espetáculo Cunhãs, o músico de flautas andinas Alexander Castro e o grupo de coral Cocan. Na próxima terça-feira (19), os moradores em situação de rua poderão prestigiar uma contação de histórias com o escritor Artur Cortês.

Festa Junina
Para incentivar o acesso à cultura e proporcionar um momento de lazer para os usuários do equipamento, o Movimento Ação por Canoas (MACA) preparou uma festa junina temático com músicas e comidas típicas da tradicional festividade popular que acontece em todo território brasileiro no mês de junho. Entre os alimentos distribuídos aos moradores em situação de rua, tinha pipoca, bolo de fubá, pinhão cozido, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, doce de leite, canjica, salgadinhos, além de kits de higiene.

Segundo o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, a “festa julina” foi comemorada com um pouco de atraso. “Hoje, estamos aqui no ginásio do Colégio São Paulo realizando a festa junina em um delicioso café com comidas típicas, muito acolhimento e amor, seguindo todas as orientações recomendadas pela Saúde. É a Prefeitura de Canoas sempre cuidando de pessoas”, destacou.

Pets
Desde o início da Acolhida do Bem, seis pets já passaram pelo ginásio e tiveram atendimento veterinário. O secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, disse que haverá busca ativa com um micro -ônibus que percorrerá a cidade durante o inverno rigoroso. As pessoas em situação de rua podem embarcar com destino ao ginásio na companhia de seus animais de estimação. “Eles também serão bem-vindos e esperados com água e ração”, garantiu.

Ginásio Colégio São Paulo
O espaço possui estrutura e equipamentos para atender cerca de 150 pessoas em situação de rua por dia. Além de terem acesso a duas refeições diárias, os usuários podem dormir, fazer a higienização nos banheiros e vestiários, e ainda contam com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais. Todos os dias, os portões do colégio são abertos às 18h para receber as pessoas que precisam de acolhimento. Todos passam por uma triagem, realizando o teste da Covid-19, requisito para poder entrar no local.