A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), proporciona uma apresentação gratuita neste domingo (17/7), às 18h, dentro da Série Música de Câmara. Nesta ocasião, a Sala de Recitais da Casa da OSPA recebe os violinistas Geraldo Moori e Paulo Barcelos, o violista Delmar Breunig e o violoncelista Deolindo de Azambuja, fundadores do Quarteto Pró-Música. Todos são membros da OSPA e possuem vasta experiência em performances de concerto, também atuando em grupos de câmara. O programa inclui compositores consagrados da música de concerto, como Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi, Joseph Haydn e Astor Piazzolla, bem como artistas que fizeram história no cenário da música popular do século XX, com destaque para Freddie Mercury, da banda inglesa Queen, e o músico argentino Ramón Sixto Ríos.
Sobre o Repertório
O grupo atravessa o período clássico da música de concerto na primeira parte da apresentação com o “Divertimento em Fá Maior, K. 138”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a “Sinfonia nº 27” de Joseph Haydn, peça escrita para orquestra entre os anos de 1757 e 1760. A programação também incorpora um dos grandes compositores do período barroco, Antonio Vivaldi, com o “Concerto para Cordas em Sol Menor, RV 152” — a segunda obra de sua coletânea “L’estro armonico” (em português, “A inspiração harmônica”), de 1711.
Do repertório mais atual, o quarteto interpreta “Oblivion” e “Inverno Porteño”, de “Las Cuatro Estaciones”, de Astor Piazzolla. Com a proposta de apresentar um programa leve e diversificado, o grupo também apresenta “Merceditas”, canção folclórica eternizada por Ramón Sixto Ríos na década de 1940, com arranjo do compositor, professor e violinista da OSPA Arthur Barbosa. Além das homenagens à música argentina do século XX, os músicos ainda tocam uma versão para cordas de “Bohemian Rhapsody”, obra-prima da banda Queen, que ganha novos ares em adaptação para violinos, viola e violoncelo.
Série Música de Câmara 2022
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a sétima edição da Temporada 2022.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara – Quarteto Pró-Música
Quando: domingo, 17 de julho de 2022, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida.
Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
PROGRAMA
Mozart, Wolfgang Amadeus | Divertimento em Fá Maior, K. 138
I. Allegro
II. Andante
III. Presto
Vivaldi, Antonio | Concerto para Cordas em Sol Menor, RV 152
I. Allegro molto
II. Andante molto e sempre pianissimo
III. Allegro molto
Haydn, Joseph | Sinfonia nº 27 em Sol Maior
I. Allegro molto
II. Andante. Siciliano
III. Finale. Presto
Mercury, Freddie | Bohemian Rhapsody
Piazzolla, Astor | Invierno Porteño
Ríos, Ramón Sixto | Merceditas
(Arr.: Arthur Barbosa)
Piazzolla, Astor: Oblivion
Apresentação:
Quarteto Pró-Música: Deolindo de Azambuja (violoncelo), Delmar Breunig (viola), Geraldo Moori (violino) e Paulo Barcellos (violino);
Direção Artística: Evandro Matté
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. PRONAC: 192458.
Acompanhe a OSPA: