Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Presidencialismo permite que ‘demagogos carismáticos’ conquistem massas, diz jurista, por David Sobreira Bezerra de Menezes/JOTA

Detalhes Notícia
Bruce Ackerman defende nova Constituição no Brasil e diz que ‘haverá problema’ se Bolsonaro se reeleger. Crédito: Reprodução

 

 

Bruce Ackerman é o Sterling Professor de Direito e Ciência Política em Yale, uma das mais conceituadas universidades do mundo. Em seu último livro, Constituições Revolucionárias, traduzido e lançado no Brasil pela Editora Contracorrente, o professor desenvolve uma nova proposta de tipologia constitucional para explicar o processo de legitimação das constituições no século XX.

A obra, que dá início a uma nova série que Ackerman está escrevendo, traz estudos de caso sobre diversas experiências constitucionais pelo mundo, como Índia, França, Polônia, Israel e Irã.

Nesta entrevista, conduzida por David Sobreira no podcast Onze Supremos – e traduzida com exclusividade para o JOTA –, Ackerman visita conceitos importantes de sua pesquisa e adianta conclusões substantivas do estudo de caso que fez sobre o Brasil para o seu próximo livro.

Leia mais em JOTA