Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Porto Alegre: CCMQ recebe exposição do artista peruano Ivan Ciro Palomino. “Consciência: Girando pela Paz” estreou na sede da ONU, em Nova Iorque

Detalhes Notícia

 

 

“Consciência: Girando pela paz” foi apresentada pela primeira vez em 2018, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. A mostra integrou a programação cultural relacionada à Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dezessete metas globais que fazem parte do plano de ação da ONU a ser cumprido até o ano de 2030. A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), abrirá a mostra dia 29 de julho. Proposta pelo Consulado Geral do Peru, a exposição ocupa o hall do segundo andar da CCMQ. Com técnica sofisticada, as obras de Palomino – inéditas em Porto Alegre –, são carregadas de temáticas sociais vinculadas à agenda da ONU, como as mudanças climáticas, a liberdade de expressão, a migração, a crise hídrica africana, a guerra e suas consequências. Em solo brasileiro, a mostra esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2019. Em 2021, a exposição se tornou itinerante, e a mais recente temporada esteve na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.

Ivan Ciro Palomino nasceu em Lima, no Peru, em 1977. Formado em 2016 pela Faculdade de Arte e Design da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), atualmente é editor chefe de infografia no Grupo Epensa. O artista se caracteriza por mesclar o ambíguo, o real e o antagônico, ao reunir realidades simbólicas, às vezes acompanhadas de ironia e magia. Em 2016, participou do concurso “Um Pôster Pela Paz”, organizado pela ONU. Recebeu o prêmio de primeiro lugar com a obra “Girando pela Paz”, sendo convidado a viajar a Nova Iorque para receber o diploma das mãos do então Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e do Mensageiro de Paz, o ator Michael Douglas.

Ainda em 2016, Palomino participou do concurso “17 Objetivos Para Transformar Nosso Mundo”, organizado pela UNESCO, sendo premiado nas categorias igualdade de gênero e mudanças climáticas. “Consciência: Girando pela paz” é a quinta exposição individual do artista, e a quarta fora do Peru. Algumas das obras da exposição já integraram exibições coletivas na China, no Irã, na Polônia, dentre outros países.

 

 

Serviço:

Exposição “Consciência: Girando pela Paz”, de Ciro Palomino

Onde: Hall do segundo andar da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico)

Quando: a partir de 29 de julho |sexta-feira

Visitação: diariamente, das 10h às 20h – entrada franca