Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

Balança comercial do agronegócio registra superávit de US$ 43,7 bilhões, por Cláudio Isaias/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Luiz Osório Dumoncel, diretor presidente da 3 Tentos, participou do Tá na Mesa da Federasul LUIZA PRADO/JC

 

 

Entre os meses de janeiro e abril deste ano, a balança comercial do agronegócio brasileiro registrou superávit de US$ 43,7 bilhões. Em 2021, o setor alcançou a participação de 27,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do País – a maior desde 2004. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (27) no Tá na Mesa da Federasul durante a palestra do diretor-presidente da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel, que abordou o tema o “Agronegócio Brasil”. Dumoncel informou que a produção estimada da safra de soja 2022/2023 no Brasil será de 149 milhões de toneladas. “Hoje, o produto mais importante do agronegócio brasileiro é a soja. Temos ainda 58% da soja que vai para exportação in natura”, destacou.

Dumoncel disse que as culturas de soja e milho foram as mais afetadas pela estiagem que castigou o Rio Grande do Sul. “Na minha história como produtor rural e empresário do agronegócio, sem dúvida nenhuma foi a estiagem mais severa. Tivemos uma quebra em torno de 50% na soja”, explicou. Segundo ele, o produtor rural vinha de safras boas, de bons preços e de uma gestão profissional nas suas propriedades. “Com isso, o produtor rural está conseguindo passar por esse momento difícil”, acrescentou.

O diretor-presidente da 3tentos destacou que o agronegócio está sendo cada vez mais valorizado não só no Brasil como no mundo. “O agronegócio não é somente uma questão alimentar, mas principalmente uma questão de saúde. Quando tratamos do agronegócio, estamos falando da produção, de alimentos saudáveis e da disponibilidade de alimentos”, destacou. De acordo com Dumoncel, o agronegócio suporta todos os problemas pelo trabalho abnegado dos produtores rurais que estão sempre abertos às novas tecnologias.

Leia mais no Jornal do Comércio